sábado, 21 de janeiro de 2017

[GAMES] Nintendo Switch - Análise da apresentação!



Pois é caros leitores, dia 13 de Janeiro finalmente chegou e aconteceu, a Nintendo nos brindou com muitas novidades a respeito do Nintendo Switch. Nesse post diremos o que nos agradou, o que não nos agradou e nossas expectativas com relação ao novo sistema hibrido da gigante nipônica.

Os Prós!

O Switch é de fato um sistema interessantíssimo para se ter diversas experiências de como jogar vídeo game. Como foi deixado claro na apresentação, ele é tudo que a Nintendo já fez no passado e um passo adiante para um novo futuro. Mesclando estilos de jogar mais inovadores, como o por meio de controles com sensores de movimento inserido pelo incrível Wii, com os mais tradicionais como fazemos desde o NES. Isso por si só já seria uma grande vantagem mas, não para por ai afinal o Switch é também portátil.



Se olharmos por esse prisma, o Switch é o portátil mais poderoso e já feito. A tela de 6,2 polegadas em 720p tem bom ângulo de visão além de ser touchscreen capacitiva, oque pode atrair produtoras mobile para o sistema.

Embora a autonomia da bateria seja um tanto quanto questionável (durando entre 2,5 hrs a 6 hrs) o foco do Switch não é sua portabilidade, ela aqui é uma regalia do sistema pois a Nintendo claramente o posiciona como um produto doméstico ou seja, um sistema para jogar em casa. Com relação a isso não temos dúvida de que ele também cumprirá esse papel, acredito eu, de forma decente.

Os controles Joy-Con são a alma desse novo sistema, pois tudo que há de novo gira em torno da liberdade de os destacarmos e jogarmos da forma que acharmos mais conveniente. A hibridez não se restringe somente ao sistema em si mas também aos controles, pois são dois em um. Quer jogar de forma mais tradicional? Encaixe os Joy-Cons no Joy-Con Grip! Quer jogar de forma mais imersiva, dependendo do jogo utilize os controles de movimento! Quer disputar uma partida multiplayer? "Divida" a metade do controle com seu oponente e bom jogo! Essa incrível gama de possibilidades na forma de jogar já é um atrativo por si só, além claro do HD Rumble e das 20 horas de autonomia de cada um deles.

Os gráficos, ao que tudo indica estão muito bons e não devendo muito em relação ao Playstation 4 e Xbox One, apesar de não termos nenhuma informação mais concreta do chip Tegra que compõe o console duvido muito que a Nvidia decepcione muito nesse quesito.

E por fim os jogos. Ah... os jogos dessa Big-N realmente nos cativam não é mesmo? No ano 1 de vida do Switch já temos grandes títulos a caminho. Por mais que o line-up seja bem escasso tudo indica que a Nintendo aprendeu com o Wii U e não deixará o console com enormes intervalos de grandes lançamentos.



Os Contras!

Não tem como começar diferente... memória interna. 32 Gb para jogos hoje em dia é quase nada! Se um consumidor quiser adquirir todos os jogos em mídia digital com certeza irá se sentir frustado. O Wii U já tinha esse problema com memória e tenho quase certeza que essa baixa capacidade para armazenagem se deu para manter o preço do console competitivo mas, o mínimo mesmo deveria ser de uns 256 Gb.

1-2 Switch, jogo que pretende demonstrar todo o potencial dos Joy-Con deveria vir junto com o console, nem que seja em mídia digital mesmo. Pagar $ 50 por ele é, pessoalmente falando, jogar dinheiro fora. 

Outro contra é ausência total de um jogo incluso. A Nintendo poderia muito bem vender esse Switch com um jogo clássico para download como por exemplo Super Mario World, Super Mario 64, Legend of Zelda: Ocarina of Time enfim mas não o faz. Ela parece se negar a ideia de não ter mais lucros diretos de jogos de 10, 20 ou 30 anos atrás! Poxa Nintendo acorda! Pensa se não seria muito mais chamativo você vender um console novo com um pacote de jogos antigos de grande sucesso?! Ou sei lá, um Super Mario World HD incluso no console, já pensou? O jogo está lá feito você só da uma lapidada nos gráficos e pronto isso já seria motivo suficiente para despertar novos potenciais compradores.



Expectativas!

Apesar dos contras incomodarem eles não ofuscam o promissor produto criado pela Nintendo. O Switch encanta pelas particularidades e com certeza será a plataforma de grandes lançamentos da Big-N. Espero que mais para frente a gigante japonesa unifique seus esforços quando o ciclo de vida do Nintendo 3DS chegar ao fim e concentre todas as suas forças no Switch.

Espero também que as Third Party sintam-se confortáveis em apoiar a plataforma e que grandes lançamentos estejam sempre a caminho.

Como um satisfeito proprietário de um Nintendo 2DS desejo o quanto antes adquirir um Nintendo Switch, mesmo sabendo das dificuldades que nós brasileiros teremos em encontrar o console a um preço justo. Não sabemos ainda os planos (e se eles de fato existem) da empresa para o mercado nacional. Por ora torço pelo sucesso do sistema e mal vejo a hora de poder jogar The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Super Mario Odyssey e Skyrim e muitos outros em casa, na rua, no quarto e no banheiro.

E vocês? O que acharam do Switch? Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário