sábado, 2 de janeiro de 2016

[Crônica] Você gosta de ler?

Direitos da imagem http://gravatanoticias.com.br

Você gosta de ler? Eu particularmente sempre gostei de ler desde pequeno e não me esqueço do momento mágico no qual consegui ler pela primeira vez na geladeira da minha antiga casa o que estava escrito em um imã de geladeira.

Depois eu parti para as saudosas revistas de vídeo games que comprava todos os meses nas bancas e nos sebos de Osasco, cidade que nasci e fui criado. Para minha alegria tinha um conhecido que na época trabalhava numa gráfica onde eram impressas as revistas Nintendo World, Herói 2000 e Pokémon Club que trazia alguns exemplares para mim e meus primos. Eu as lia e relia dia, noite e madrugada (acredite se quiser).

Mais tarde eu conheci os mangás e foi amor a primeira lida (gostou dessa né?). Quase completei a coleção de Dragon Ball e Dragon Ball Z publicados na época pela Editora Conrad. Isso acabou por despertar em mim o gosto pela leitura e pela escrita (Não é a toa que resolvi ter um blog, tamanha a sede de escrever sobre qualquer coisa) desde cedo e prova que qualquer fonte de leitura é sadia independente ser for um livro, revista ou um gibi.

O carinho que eu tenho por essas revistas/mangás é tão grande que eu os guardo até hoje!

Bom os anos se passaram e atualmente eu não leio mais revistas de vídeo games porque os sites estão aí cumprindo muito bem a função delas, goste as editoras ou não. Também não leio mais mangás, perdi naturalmente a vontade de acompanhar algum. Mas quem sabe um dia né? Mas o desejo de ler eu não perdi e de uns 3 anos para cá ele voltou e busquei semeá-lo pouco a pouco e de 2012 para cá eu li mais ou menos uns 10 livros sendo que só em 2015 eu li uns 5!

Claro eu tenho convicção plena de que 10 livros em 3 anos não é algo no qual eu deva me orgulhar muito já que da uma média de pouco mais de 3 livros por ano, só que é algo significativo. Pelo que converso com alguns amigos e colegas eu ainda sou uma exceção. Infelizmente a leitura não é um hábito muito comum pela maioria mas, nunca é tarde para começar!

Cronograma de leitura para Janeiro, Fevereiro e Março.

Se você não lê ainda com certa frequência busque começar com um livro que te desperte a atenção, que tenha uma linguagem menos técnica e que não seja muito grande, algo em torno de 150 páginas já está de bom tamanho. Isso fará você ter mais gosto pela leitura e também o ajudará a ler um livro até o final (O que é um grande desafio inicial). Não tente começar por livros não tenham nada a ver com você pois pode acabar desanimando e perdendo o interesse em voltar a ler de novo.

Conforme você for se habituando a leitura verá que ela só traz benefícios pois ajuda na concentração, na leitura interpretação de diversos tipos de textos, no desenvolvimento da escrita, no vocabulário e também ampliará seus conhecimentos!

O ano acabou de começar, comece algo com ele, leia um livro!

Um comentário:

  1. Rapaz que sorte sua morar perto de uma gráfica. E melhor, a gráfica dessas saudosas revistas, muito legal mesmo!

    ResponderExcluir