Crash Bandicoot nosso eterno mascote do Playstation 1 parece estar de volta! Durante a conferência da Sony na E3 2016 ele teve seu brilho, mesmo que não tenha sido anunciado nada daquilo que esperávamos ficou claro que a Sony mesmo não sendo dona da IP reconhece o marsupial como parte integrante da comunidade de jogadores que cresceu junto a marca Playstation. Só para citar, em seu primeiro jogo, lançado em 1996 Crash vendeu pouco mais de 6.8 Milhões de cópias e Crash Bandicoot 3: Warped vendeu pouco mais 5.7 Milhões de cópias, ou seja? Foi um sucesso absoluto!
Mas o mercado mudou, e muito. Jogos de plataforma sempre foram simples de jogar e desafiadores de terminar, não era nada fácil chegar no final deles. Se antes oque fazia a cabeça da criançada eram os jogos como Mario, Sonic e o próprio Crash, hoje essa mesma parcela se encanta com jogos um pouco menos desafiadores como Minecraft e os jogos casuais de plataformas mobile. Em suma, a criançada hoje em dia não curte muito desafio, se for muito difícil elas simplesmente abandonam o jogo.
Aquela carinha quem vai vender muito ainda! |
Daí o desafio de trazer uma franquia das antigas; ela com certeza chamará a atenção dos mais velhos mas, também precisará chamar a atenção dos mais novos. Eis o desafio que a Sony junto a Activision estão lidando mas, com uma plataforma com mais de 50 milhões de hardwares espalhados pelo mundo nada mais interessante do que reviver oque já era bom.
O anúncio dos Remaster de Crash 1, 2 e 3 não era mesmo oque estávamos esperando todavia, é uma ótima ideia de misturar o novo com o velho e assim juntar gerações diferentes de jogadores. E meu amigo, pode ter certeza que vai vender. Eu mesmo se tivesse um Playstation 4 já estaria ansioso para compra-los!
Jogos plataforma podem sim ter seu espaço reconquistado no território do mercado atual alias, a Nintendo os faz ainda e com maestria, prova disso foi o sucesso gigantesco que Super Mario Maker fez ano passado. Outro exemplo ainda é o aguardadíssimo Yooka-Laylee que está sendo desenvolvido pelos mesmos criadores de Banjo-Kazooie, clássico de Nintendo 64.
Ou seja, mesmo tendo em sua essência uma receita de mais de 30 anos esses jogos ainda nos cativam e nos trazem uma das mais belas sensações que os vídeo games podem proporcionar: A diversão! E se tudo der certo e um novo jogo de fato for anunciado, a nossa "raposinha" com certeza sofrerá mudanças em seu design e até mesmo estilo de jogo mas, até lá, bem vindo de volta Crash!
Nenhum comentário:
Postar um comentário