domingo, 24 de julho de 2016

[Crônica] A sua cultura é superior a minha?

Fonte: Google Imagens
A cultura é algo amplo demais para ser descrita apenas com um significado direto, tanto que se você jogar isso no Aurélio ele vai te trazer um leque de descrições em âmbitos diferentes mas, o foco da crônica de hoje é com relação "A parte ou o aspecto da vida coletiva, relacionados à produção e transmissão de conhecimentos, à criação intelectual e artística, etc." Essa com certeza é a definição que mais me agrada e que mais gosto de falar e participar.

Desde pequenos nós somos apresentados a determinados estilos musicais, artísticos e linguísticos que envolvem o meio no qual crescemos, isso pode ou não definir nossas preferências no futuro dado que, não raramente, vemos irmãos com gostos e personalidades bem distintas mesmo tendo dividido o mesmo ambiente familiar ao longo dos anos.

E a cultura que consumimos e que levaremos adiante é aquela que mais se adequar a nossa visão de mundo; isso claramente é subjetivo a cada um dos mais de 7 bilhões de habitantes bem como em que estágio da vida estarão mas, existem convergências culturais que se somam e divergências que fazem questão se manter divididas. E daí surge aquela expressão "fulano não tem cultura". Será mesmo? Vamos pegar dois estilos musicais bem distintos: o Hip Hop e o Rock n' Roll.

O primeiro tem em sua raiz o questionamento a várias mazelas sociais intrínsecas as comunidades de baixa renda por exemplo, o segundo olha mais para dentro do que para fora, é mais emocional. Mas calma! Não estou generalizando, apenas exemplificando. Ambos os gêneros podem "passear" de um lado para outro ou até se fundir. Exemplos: Linkin Park e Rage Against The Machine. 

Ok, mas por que estou dizendo tudo isso? Por que enxergo que existem pessoas extremistas demais e sobre várias questões que não enxergam que ignorando o outro ela se fecha em si mesma e não enxerga que as vezes desconstruir um preconceito (Ou seja, um pré conceito, algo "entendido" sem de fato o conhecer com propriedade) expande sua visão de mundo. Logo, somar visões culturais é muito melhor do que dividi-las! E isso se expande para a relação com o próximo também.

Fonte: Google Imagens

Não é difícil ver trágicas situações que poderiam ter sido evitadas se seus mentores fossem pessoas menos radicais e egoístas e mais empáticas e tolerantes. Antes de terminar quero deixar claro que existem sim conteúdos muito ruins que ferem a moral e o respeito com relação ao próximo, independente de gênero e que não devem ser levados adiante em hipótese alguma. 

A cultura é ampla e diversificada por que ela é feita por nós, logo ela não é homogênea mas cada uma das suas vertentes tem em seu núcleo uma mensagem, um sentimento e um valor a ser respeitado. Ignorar isso é ignorar oque todos somos: diferentes mas ainda assim humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário